UM AMOR FELIZ

Um Amor Feliz

A ironia delicada e o espanto diante do cotidiano


Um Amor Feliz é uma porta de entrada primorosa para o universo de Wislawa Szymborska, a poeta polonesa laureada com o Nobel de Literatura em 1996. Esta antologia reúne poemas que atravessam décadas de sua produção, revelando uma voz que consegue ser, simultaneamente, humilde e sábia. Szymborska não escreve sobre as grandes abstrações da história com solenidade; ela prefere o detalhe, o minúsculo e o inesperado.

O poema que dá título à obra questiona, com uma ironia provocativa, a própria existência do "amor feliz". Seria ele necessário? Seria ele justo diante do resto do mundo? Através de versos que parecem conversas despretensiosas, a autora nos conduz a reflexões metafísicas sobre a identidade, a guerra, a biologia e o acaso. Sua poesia é um exercício de "não saber", uma celebração da dúvida que nos mantém curiosos e vivos diante da vastidão do universo.

Ler Szymborska é aprender a olhar para uma pedra, uma cebola ou um mapa com um renovado sentimento de espanto. Em um mundo frequentemente ruidoso, sua escrita oferece uma clareza cristalina e um humor refinado que desarmam o leitor. Um Amor Feliz é, acima de tudo, uma lição de humanidade, lembrando-nos que o milagre da vida reside naquilo que costumamos chamar de banal.

Informação Detalhes
Autora Wislawa Szymborska (1923-2012)
Nacionalidade Polonesa
Gênero Poesia / Antologia
Premiação Prêmio Nobel de Literatura (1996)
Temas Acaso, Natureza, História, Amor e Observação

O Elogio do "Não Sei"

"O poeta, se é um verdadeiro poeta, deve também repetir continuamente para si mesmo: 'Não sei'." Esta postura intelectual de Szymborska é o que torna sua poesia tão acolhedora e universal, fugindo de dogmas para abraçar a perplexidade.

Gemini